No decorrer do meio do segundo semestre (desde que o blog foi criado), falamos de diversos assuntos, desde como abrir uma conta em uma corretora e aplicar o dinheiro em títulos do governo, até como investir em ações e o que podemos esperar para o ano que vem, além de fazermos análises do desempenho do Ibovespa no ano e de alguns acontecimentos mundiais, como a crise de Dubai.
Nesses posts, sempre afirmei que acredito ser ainda muito vantajoso investirmos em ações no Brasil, que por mais que a Bolsa sofra algumas quedas e termine um ou outro mês, ou alguma semana, no “vermelho”, ao final de um período um pouco maior do que isso, a bolsa, como um todo, apresentou um bom resultado, o que gera oportunidades de aumentarmos nossos rendimentos.
Assim, após essa introdução, acho interessante citarmos alguns assuntos que, na minha opinião, devemos ficar atentos em 2010 pois eles podem nos ajudar a continuarmos tendo um bom desempenho.
Em primeiro lugar, acredito que devemos prestar muita atenção nas empresas que atendem principalmente o mercado interno, como por exemplo o setor de consumo. O mundo ainda não se recuperou totalmente da crise, mesmo tendo apresentado dados positivos em 2009, alguns acontecimentos que tivemos nos últimos dias, como a crise de Dubai e a redução do rating da Grécia, mostraram que a economia mundial ainda está frágil. Felizmente a economia brasileira teve uma recuperação muito boa e com isso, esse setor da economia deverá apresentar resultados bastantes positivos em 2010.
Outro setor que eu acredito ser interessante prestarmos atenção em 2010 é o de cartões. Atualmente, a grande maioria dos analistas acreditam que essa área tem um grande potencial de upside no próximo ano, mas, ao mesmo tempo, algumas incertezas com relação à regulamentação e a possibilidade de entrada de novas empresas no mercado brasileiro faz com que tenhamos um pouco de “pé atrás” com as empresas desse setor.
Por último, outro setor que eu acredito ser interessante prestarmos muita atenção é o de construção civil. Diversos acontecimentos em 2009, desde a criação do projeto “Minha Casa Minha Vida até a escolha do Brasil para sediar as Olimpíadas, nos levam a crer que haverá muito investimento nesse setor e, por isso, esse setor pode vir a ser uma grande oportunidade.
Aqui falamos de apenas 3 setores, dentre muitos que estão presentes na Bolsa de Valores de São Paulo. Assim, minha recomendação é que, além de ficarmos atentos com essas questões, devemos prestar atenção nos outros setores pois todos eles podem nos trazer boas oportunidades de investimentos.
Bom final de ano à todos e que em 2010 tenhamos muitas oportunidades de investimentos!