terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desmistificando o Título do Governo

Assim como para você investir em ações precisa ter um conhecimento sobre o mercado financeiro, ter algum motivo para acreditar que uma determinada empresa XPTO trará um retorno maior do que outra empresa, para investir em títulos do governo você também precisa ter um certo conhecimento de como funciona esse mercado (de títulos).

Obviamente ele é mais simples e fácil de entender do que o mercado de ações, entretanto, da mesma maneira que os outros mercados, esse também possui suas peculiaridades.

Muitas pessoas ficam interessadas em saber como se faz para comprar títulos do Tesouro pela internet, se isso é fácil, qual é o valor mínimo etc. Podemos dizer que essa é a parte mais fácil de todo o processo, não é preciso ter uma grande quantidade de capital para investir (com apenas R$300,00 já pode começar a investir) e para começar a comprar/vender títulos do Tesouro Nacional basta entrar no site do Tesouro Direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto) , se cadastrar e escolher um dos Agentes de Custódia (corretora), abrir uma conta e passar a operar por intermédio dessa corretora.

O próprio site do Tesouro Direto mostra uma tabela com o ranking das taxas cobradas pelas corretoras:(http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/download/ranking/ranking_taxas.pdf). No mesmo site você também encontra uma lista com todas as corretoras que são habilitadas no Tesouro Direto: (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/instituicoes_index.asp).

Terminada essa parte burocrática, você precisa escolher qual o título irá comprar. Para isso, deve-se entender que um investimento em títulos do Tesouro Direto é de médio/longo prazo. Assim, caso você acredite que precisará do dinheiro no próximo mês, ou até mesmo no mesmo ano, não deve investir nesse tipo de investimento, pois se retirar o dinheiro antes do prazo de vencimento, seu rendimento será bastante reduzido, visto que o imposto pago é maior do que se paga na data do vencimento.

Para entender melhor o quanto se perde ao vender um título antes de um determinado período ou do seu vencimento, segue abaixo o valor das taxas cobradas:

a) 22,5% do rendimento em aplicações com prazo máximo de 180 dias*
b) 20,0% do rendimento em aplicações entre 181 dias até 360 dias*
c) 17,5% do rendimento em aplicações entre 361 dias até 720 dias*
d) 15,0% do rendimento em aplicações com prazo acima de 720 dias*

O próximo ponto é saber qual o melhor título que deve ser comprado (pré-fixado, indexado ao IPCA, indexado à taxa Selic) e qual o prazo do seu investimento e isso será discutido no próximo post.


*Esses valores são para investimentos a partir de 1º de janeiro de 2005, para investimentos anteriores a essa data, há uma tributação diferente.

Nenhum comentário: