domingo, 6 de dezembro de 2009

O ano de 2009

Começamos nessa semana o último mês do ano e, como de costume, no mercado financeiro a discussão central passa a ser o que devemos esperar para o próximo ano e a fazer um balanço do que aconteceu nesse ano, tendo em vista que ao entendermos o que aconteceu com o mercado em 2009 estaremos mais bem preparados para enfrentar as adversidades do mercado em 2010.

Assim, para o tópico de hoje, iremos comentar um pouco de como o Ibovespa se comportou durante o ano.

Abaixo, seguem dois gráficos, o primeiro gráfico mostra o desempenho do Ibovespa até o dia 3 de dezembro. Notamos que desde o primeiro dia útil do ano até o dia 3 de dezembro o Ibovespa teve uma valorização de 69,75%, passando dos 68.000 pontos. Entretanto, não foi desde o começo do ano que o Ibovespa apresentou um constante crescimento, notamos que nos primeiros meses do ano a Bolsa de Valores não apresentou um crescimento, apenas “andou de lado”. Ou seja, não tinha um sentido muito definido. Isso porque nessa época ninguém sabia ainda quais eram as dimensões da crise econômica mundial, o que ainda poderia acontecer e quanto tempo demoraria para a economia se recuperar.

O segundo gráfico nos mostra a variação do Ibovespa em cada mês. Através dele percebemos que, nesse ano, o Ibovespa fechou com um crescimento negativo apenas em três meses (Janeiro, Fevereiro e Junho). Os dois primeiros meses fecharam em queda principalmente em razão da crise.

Ainda no segundo gráfico, notamos que em todos os outros meses o Ibovespa apresentou um crescimento positivo, chegando a superar os 10% de crescimento em março e abril.

Voltando para o primeiro gráfico, nele também conseguimos observar o volume financeiro diário operado na Bovespa. Através desse dado, percebemos que durante todo o ano houve um constante crescimento desse volume. A razão disso também é a crise.

Com o início da crise, no ano passado, houve uma redução do volume financeiro da Bolsa de Valores, visto que tivemos uma saída de capital estrangeiro do país e muitos investidores nacionais também retiraram seus investimentos da Bolsa de Valores. Com a retomada do mercado brasileiro, novamente passamos a ter um fluxo positivo, claro, tendo algumas saídas do mercado em alguns momentos mas, na média, sendo positivo.

Para o ano que vem, as expectativas para a Bolsa de Valores continuam sendo positivas. É extremamente difícil termos um crescimento tão grande quanto esse ano, mesmo porquê, o crescimento que tivemos em 2009 foi em cima de um valor super-desvalorizado, o que não temos nesse ano. Mas, mesmo assim, acredito que em 2010 a Bolsa de Valores ainda será a melhor opção para se investir.

Nenhum comentário: