O segundo gráfico nos mostra a variação do Ibovespa em cada mês. Através dele percebemos que, nesse ano, o Ibovespa fechou com um crescimento negativo apenas em três meses (Janeiro, Fevereiro e Junho). Os dois primeiros meses fecharam em queda principalmente em razão da crise.
Ainda no segundo gráfico, notamos que em todos os outros meses o Ibovespa apresentou um crescimento positivo, chegando a superar os 10% de crescimento em março e abril.
Voltando para o primeiro gráfico, nele também conseguimos observar o volume financeiro diário operado na Bovespa. Através desse dado, percebemos que durante todo o ano houve um constante crescimento desse volume. A razão disso também é a crise.
Com o início da crise, no ano passado, houve uma redução do volume financeiro da Bolsa de Valores, visto que tivemos uma saída de capital estrangeiro do país e muitos investidores nacionais também retiraram seus investimentos da Bolsa de Valores. Com a retomada do mercado brasileiro, novamente passamos a ter um fluxo positivo, claro, tendo algumas saídas do mercado em alguns momentos mas, na média, sendo positivo.
Para o ano que vem, as expectativas para a Bolsa de Valores continuam sendo positivas. É extremamente difícil termos um crescimento tão grande quanto esse ano, mesmo porquê, o crescimento que tivemos em 2009 foi em cima de um valor super-desvalorizado, o que não temos nesse ano. Mas, mesmo assim, acredito que em 2010 a Bolsa de Valores ainda será a melhor opção para se investir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário