Nessa última semana algumas declarações das agências de rating (ou de classificação de risco) foram muito comentadas. As principais agências de rating do mundo afirmaram que poderiam reduzir o rating de alguns países, como por exemplo da Inglaterra.
Mas, ao lermos essas notícias, podemos nos perguntar o que exatamente faz uma agência de rating e qual é o poder de influenciar o mercado.
Para conseguirmos responder essas perguntas, iremos falar hoje sobre o que é uma agência de rating, o que ela faz e como atua no mercado financeiro mundial.
Uma agência de rating é uma empresa que analisa o risco das instituições públicas e privadas de pagarem suas dívidas, ou seja, ela analisa o risco que o credor corre em não receber o pagamento pelo seu empréstimo.
O interessante é que as grandes agências de rating não analisam apenas o risco de empresas, elas também analisam o risco de um país como um todo. Ao analisarem o risco do país, as agências determinam o custo dos investidores investirem ou não no país, determinando assim a remuneração que esse país deve “dar” aos investidores para que a entrada desses no país seja ou não vantajosa.
Dentre as principais agências de classificação de risco no mundo, podemos citar 3 como as mais importantes e que, consequentemente, mais influenciam o mercado financeiro em geral. São elas: Fitch Ratings, Moody’s e Standard & Poor’s.
Quando uma dessas agências declara que pode alterar o rating de um determinado país, há uma certa euforia no mercado, pois isso influencia muito os investidores. Quando o rating de um país é elevado significa que ficou mais seguro investir nesse país. Dessa forma, sem dúvida alguma, mais dinheiro acabará sendo investido nele, muito fundos, por exemplo, passarão a aplicar dinheiro em empresas desse país, como conseqüência disso, teremos, por exemplo, uma redução na taxa de juros.
Quando ocorre o contrário também temos uma grande euforia, entretanto, de forma negativa para o país, pois a chance de muitos investidores retirarem o dinheiro desse país é muito grande e, dessa forma, esse país terá que pagar um valor maior para atrair investidores. Tornando assim, o custo de capital mais caro, ou seja, a taxa de juros desse país necessariamente tem que ser maior.
Por último, acho interessante citarmos que essas agências são constantemente criticadas por seus cliente serem exatamente aqueles que estão sendo analisados pela agência, o que torna possível que a análise não seja feita de forma imparcial. Por isso, devemos sempre ficar atentos com a reputação da agência de risco e de como funciona a política dela de, por exemplo, alterar o rating de uma companhia ou país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário