Na semana passada começamos o penúltimo mês do ano de 2009 e muitas são as expectativas de quanto será o fechamento do Ibovespa no ano. Como todos sabem, essa é uma questão muito difícil de ser respondida pois além das variáveis normais, que já afetam o mercado, nesse ano, em razão da crise, outras variáveis que “não são tão importantes assim” para o mercado brasileiro passam a afetar o desempenho das nossas ações, ou no mínimo, servem como desculpa para que os investidores (principalmente os estrangeiros) realizem seus lucros.
No começo do ano era muito difícil algum analista acreditar que o Ibovespa alcançaria os 60.000 pontos ainda em 2009, muitos acreditavam que haveria uma recuperação, mas não que fosse praticamente voltar ao que era antes da crise. Dada essa super-valorização que tivemos até agora, parece que o Ibovespa vem perdendo um pouco da força de crescimento que possuía. Nessa última semana (primeira do mês de novembro) tivemos um crescimento de 2,91% do Ibovespa, já o mês de outubro, apresentou um crescimento de apenas 1,79%. Se pegarmos por exemplo o mês de julho (que não foi o melhor mês), o Ibovespa teve um crescimento de 6,25%.
No entanto, mesmo com a Bolsa apresentando um crescimento menor do que nos meses anteriores do ano, é claro que ainda é lucrativo investir na Bolsa.
Até o dia quinze de novembro estamos no período de divulgação de resultados, isso significa que todas as empresas que possuem ações na Bolsa de Valores são obrigadas a divulgarem seus resultados para o mercado. Assim, esse período é muito interessante para conseguirmos obter ganhos de curto prazo com empresas que apresentem bons resultados. Um exemplo disso, foi na sexta-feira quando as ações da Lojas Americanas subiram aproximadamente 6% em um dia em razão do bom resultado apresentado e do enorme plano de investimento que a Companhia pretende fazer nos próximos 4 anos.
Dessa forma, minha sugestão é para ficarmos atentos com a data que as empresas irão divulgar e com as expectativas do mercado para os resultados das empresas, pois assim, podemos obter lucros interessantes no curto prazo e também evitar perdas no curto prazo, com empresas que podem apresentar um resultado não tão satisfatório.
Uma última dica para esse período é que, caso você tenha ações de uma empresa que pode vir a não apresentar um resultado em linha com aquilo que o mercado espera e por isso ser penalizada, ou seja, sofrer uma redução no seu valor, é interessante, vender essas ações antes dela sofrer uma queda significativa e recomprá-la após essa queda. Assim, com a mesma quantidade de capital que você possuía 100 ações, por exemplo, consegue comprar uma quantidade maior de ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário