Nos últimos dias tanto as ações que compõe o índice Bovespa quanto ações de outras empresas listadas na Bolsa de Valores têm tido uma forte variação, chegando a subir 3%, 4% em um dia e a cair os mesmos 3%, 4% no outro dia.
Com essas grandes variações de um dia para o outro, surgem diversas oportunidades para aumentarmos os lucros com os nossos investimentos. Entretanto, se não tomarmos alguns cuidados e não termos uma certa disciplina e racionalidade essas variações fazem com que o rendimento caia, podendo ser até negativo.
Dessa forma, acredito que um assunto interessante para ser discutido é como podemos tirar vantagens dessa variação e obtermos bons lucros.
O primeiro ponto que eu acredito ser importante para obtermos bons lucros é determinarmos uma forma de atuarmos no mercado de capitais, ou seja definirmos uma estratégia e seguirmos essa estratégia do começo ao fim. Um exemplo do que devemos fazer é, por exemplo, determinarmos no momento da compra da ação o quanto de lucro queremos obter com essa ação e o quanto aceitamos perder com esse mesmo papel.
Isso quer dizer que seria interessante no momento da compra de uma ação XPTO determinarmos que o lucro com esse papel deve ser de, por exemplo, 20%. Assim, quando esse papel alcançar os 20% de lucro devemos vendê-lo e não ficarmos esperando para ver se esse papel subirá mais ou não. Claro que há a possibilidade da ação subir mais que os 20% e assim termos deixado de ganhar mais dinheiro. Mas, da mesma forma, há a possibilidade dessa ação bater os 20% de lucro e começar a cair. Assim, se não tivéssemos vendido, teríamos perdido uma parte do lucro.
Com o mesmo raciocínio, devemos determinar o quanto aceitamos perder com esse papel. Assim, por exemplo, determinarmos que aceitamos perder 5%. Caso a ação caia 5% devemos vendê-la e não ficarmos esperando para ver se esse papel voltará a subir. É bem possível que ele volte a subir, mas também é bem possível que ele volte a cair. Então, o melhor a fazermos é aceitarmos essa perda e investirmos em algum outro papel que acreditamos ter um maior potencial de valorização.
Outro ponto importante, principalmente para aquelas pessoas que desejam comprar uma ação e ficarem com ela por um longo período de tempo, é sabermos trabalhar com a venda e com a compra do papel. Isso quer dizer que não devemos comprar a ação XPTO e deixarmos na nossa carteira por um longo período. Como o mercado passa por variações, é importante sabermos vender o papel num determinado momento de alta e comprarmos o mesmo num momento de baixa. Quando fazemos isso, conseguimos comprar uma maior quantidade de ações dessa empresa, apenas aproveitando a variação do mercado.
Claro que não é tão fácil conseguirmos saber qual é a hora de comprarmos e vendermos uma determinada ação, mas quando a gente começa a acompanhar mais o mercado, a ler o que os analistas estão falando, isso se torna mais fácil. Com certeza não acertaremos o momento de compra e venda em todos os momentos, mas o mais importante é acertamos mais do que errarmos para, no final, termos rendimentos positivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário