sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mês de Setembro

Continuando com o tema discutido no post anterior, acho interessante discutirmos nesse post a variação do Ibovespa no mês de setembro.

Assim como nos meses anteriores, no último mês o Ibovespa apresentou uma alta um tanto quanto elevada (pouco mais de 10%). Somando-se a essa alta, podemos falar que também foi nesse mesmo mês que tivemos recordes do Ibovespa, quando bateu mais de 60.000 pontos, o que não ocorria desde o início da crise. Toda a variação do Ibovespa no mês de setembro está representada no gráfico abaixo.


No entanto, foi no final desse mesmo mês que o mercado começou a perder um pouco da força que vinha apresentando e passou a mostrar ligeiros sinais de fraqueza. Assim, desde o dia 22/09 o Ibovespa começou a apresentar uma certa instabilidade.

Isso fez com que muitos investidores começassem a prestar uma atenção ainda maior no mercado, temendo uma forte realização de lucros, o que ainda não ocorreu. No entanto, esse temor do mercado de que ocorresse uma realização de lucros não foi suficiente para que de fato ocorresse uma queda abrupta no índice Bovespa, mantendo o índice pó volta do 60.500 pontos.

Assim, hoje, nós continuamos com as mesmas perguntas que tínhamos no último post:

Ocorrerá uma realização de lucros? Quando será essa realização?

Entretanto, da mesma forma que discutimos no último post, é muito difícil de prevermos se ocorrerá uma realização de lucros e mais ainda, a data que isso acontecerá. Assim, o que devemos fazer nesses tempos é ficarmos atentos com o que está acontecendo no mercado, para então tomarmos a decisão mais correta.

Mudando um pouco de assunto, mas ainda mantendo o foco na Bolsa de Valores, nesse mesmo último mês (Setembro), o Brasil teve seu rating elevado pela Moody´s que, dentre a 3 principais agências de risco, era a única que ainda não havia elevado o rating para o Brasil.

Dessa forma, é quase certo que o Brasil receberá uma quantidade ainda maior de dinheiro proveniente do exterior, principalmente de grandes fundos que não podiam investir no Brasil em razão do seu regulamento.

Assim, podemos esperar que para o longo/médio prazo o valor das ações suba ainda mais, sendo assim, é uma boa oportunidade investirmos em ações de Companhias sérias com o objetivo de ter um considerável lucro no futuro.

Nenhum comentário: