domingo, 22 de novembro de 2009

Variação do câmbio

Um tópico que acredito ser bastante interessante para discutirmos essa semana é a relação do Dólar com Real visto que desde que a economia passou a ser mais integrada, todos os países são bastante atentos ao valor da sua moeda com relação ao Dólar (que é a moeda internacional) e aqui no Brasil isso não é diferente.

A importância do preço do Dólar com relação ao Real envolve muitos outros aspectos do que apenas o mercado financeiro.

Por isso, sempre que se discute o preço ideal para o Dólar temos diversos grupos querendo interferir nessa decisão, tentando, muitas vezes, influenciar o governo a favorecer o seu ponto. Assim, por exemplo, para os exportadores é mais vantajoso quando o preço do Real está desvalorizado, pois seus produtos ficam mais baratos no mercado internacional, ou seja, ficam mais competitivos. Já para os importadores é melhor quando o Real está valorizado, pois conseguem comprar mercadorias mais baratas no mercado internacional.

Com relação ao mercado de ações, o valor do Real está diretamente relacionado com a entrada e saída de investidores estrangeiros da Bolsa de Valores, isso significa que, geralmente, quando há uma entrada de investidores estrangeiros, o Real se valoriza perante o Dólar, visto que mais investidores estrangeiros estão comprando Real. Por outro lado, quando há uma saída de investidores estrangeiros o Dólar se valoriza e, consequentemente, há uma desvalorização do Real.

Além da relação da entrada e saída de investidores com a variação do Dólar, há uma relação entre o preço do Dólar e a variação do índice Bovespa.

Como podemos ver no gráfico abaixo, há uma correlação inversa entre o índice Bovespa e o preço do Dólar, ou seja, quando o Ibovespa sobe, há uma queda no preço do Dólar e quando há uma queda no Ibov, temos uma valorização do Dólar.

Isso ocorre pois temos uma correlação positiva entre o crescimento do Ibov e a entrada de investidores estrangeiros, ou seja, geralmente, quando o Ibov está positivo, estamos tendo uma entrada de investidores estrangeiros na Bolsa de Valores e, portanto, uma maior demanda de reais. Já quando o Ibov está negativo, temos o contrário, uma saída de investidores estrangeiros aumentando a demanda do Dólar.

Com essa pequena análise conseguimos entender um pouco da relação entre o mercado de ações e o valor do Real perante o Dólar. E, como já dissemos no começo do post, esse dado é de extrema importância não só para o mercado de ações, como também para a economia do país como um todo, por isso é olhado com extrema atenção tanto pelos investidores quanto por outros agentes econômicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dê uma olhada no gráfico pois ele não corresponde ao raciocínio exposto.

O dólar atingiu um pico de por volta de 1,90 em meados de agosto/09 e não em meados de novembro/09 como ó gráfico nos induz a pensar, o que sugere que a linha de tempo para o dólar está inverta!

Pedro Lorena disse...

Cara, muito obrigado pelo toque. O gráfico estava errado mesmo. Agora já está o correto.
Deixando muito mais claro o que está escrito no texto.