O índice Bovespa fechou a semana com alta de 0,40%. Essa semana foi relativamente calma e bastante positiva para o mercado financeiro, uma vez que o índice Bovespa está conseguindo se sustentar num patamar acima dos 71 mil pontos, muito próximo do recorde histórico.
O grande destaque do mercado continua para o setor de commodities, principalmente para a Vale que aumentou consideravelmente o preço do minério de ferro (acima de 100%). Outro destaque da semana é com relação ao mercado de papel e celulose, os preços no mercado internacional continuam a subir bastante e a perspectiva do mercado é que os preços subam ainda mais visto que a demanda por celulose no mundo continua elevada e oferta continua reduzida, principalmente no Chile, que em razão do terremoto não está ofertando sua celulose ao mercado.
No mercado norte-americano, um dos destaques foi a divulgação dos dados do varejo que apresentaram um crescimento de 9,1%, bastante acima da expectativa do mercado. Com isso, as ações do setor de varejo dos EUA apresentaram uma boa valorização na semana.
Mudando um pouco de assunto, existem dois tipos de análise: Fundamentalista e Técnica. Acho bastante interessante sabermos diferenciar os dois tipos, assim, hoje falaremos um pouco da Análise Técnica.
Ao falarmos da análise técnica, logo pensamos em gráficos, com variáveis e médias, o que está correto, abaixo temos um exemplo de um gráfico de análise técnica.
No entanto, saber o que é uma análise técnica, não é apenas saber que ela utiliza gráficos. O princípio básico da análise grafista é basear-se na idéia de que os preços dos ativos movem-se ao longo do tempo com padrões repetitivos e identificáveis, assim, através de ferramentas estatísticas, conhecidas como indicadores técnicos, o analista ou investidor consegue identificar pontos importantes, antecipando-se ao movimento do mercado.
O principal teoria sobre a Análise Técnica é a Teoria Dow, que aborda a movimentação dos preços de ações. Um dos seus princípios básicos é que os mercados se movem em tendências, e essas podem ser tanto de alta como de baixa, além disso, essa teoria também tem como princípio básico que o volume é convergente com a tendência, ou seja, se o mercado está em uma tendência de alta, o volume também aumentará, se o mercado estiver numa tendência de baixa, o volume reduzirá.
Abaixo temos um exemplo de um gráfico como uma tendência de alta, notamos que também há um aumento no volume, principalmente no início da tendência de alta. O volume é visto pelas barras vermelhas ao final do gráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário