Começamos o mês de março de uma forma um tanto quanto positiva no mercado financeiro. O Ibovespa não teve uma “super-valorização” como grande parte do mercado espera que sempre tenha, mas subiu 3,52% na semana.
Começando pelo mercado externo, podemos destacar algumas medidas de austeridade fiscal aprovadas pela Grécia que foram bem vistas pelo mercado externo, tendo em vista que devem gerar uma economia de aproximadamente 4,8 bilhões de Euros, o que equivale a quase 2,0% do PIB. Entretanto, mesmo com essas medidas, alguns países da União Européia, como a Alemanha, mostram-se bastante céticos com o futuro grego e, para piorar, a onde de greves e manifestações do povo grego continuam, o que mostra o forte descontentamento da população.
Podemos destacar também a divulgação dos dados de emprego dos EUA (payroll), divulgados na sexta-feira. Nele consta que a economia norte-americana, em fevereiro, fechou 36.000 postos de emprego, contra uma expectativa do mercado que fechasse 50.000 empregos. Com isso, a taxa de desemprego norte-americano manteve-se estável em 9,7%, o que é bastante positivo.
No mercado interno, continuamos no período de divulgação de resultados do último trimestre de 2009 das companhias que possuem capital aberto. No geral, as empresas têm apresentado resultados positivos, em linha com a expectativa do mercado, o que nos leva a conclusão que o ano de 2010 deve ser bastante positivo para o mercado brasileiro.
Essa semana, tivemos a divulgação dos dados do setor automobilístico pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores). De acordo com a Anfavea as vendas de veículos cresceram 3,6% em janeiro, atingindo 221 mil unidades, sendo 87,2% do tipo flex. Também foi divulgado que as exportações do setor automobilístico tiveram uma alta de 12,4% ante janeiro de 2010 e 42,6% contra fevereiro de 2009, alcançando US$ 803,1 milhões. O que mostra a recuperação que o setor já teve após a crise.
Por último, acho interessante destacarmos o preço de fechamento do dólar dessa semana que reduziu 1,27%, fechando em R$ 1,786 (venda). Como já foi discutido aqui no blog em posts anteriores, o Ibovespa e o dólar possuem uma correlação negativa e, novamente, conseguimos observar isso.
Para essa próxima semana, devemos continuar atentos à divulgação de resultados das companhias brasileiras (a “temporada” termina no dia 31/03). Também devemos prestar atenção para a divulgação do PIB brasileiro do quarto trimestre, dado mais importante. Nessa mesma semana, também teremos a divulgação das vendas do varejo. Já nos EUA, o dado mais importante a ser divulgado são referentes às vendas do varejo de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário