domingo, 17 de janeiro de 2010

Razões para a queda do Ibovespa

Essa semana foi marcada por uma “pequena” realização de lucros dos investidores, o Ibovespa recuou 2,07%, no entanto, grande parte das empresas que pertencem o índice caíram mais do que esses 2,0%. A companhia que fez o índice Bovespa não cair mais foi a Vale, que mesmo com o mercado bastante turbulento, teve uma valorização de 0,9% na semana. Essa valorização ocorreu principalmente em razão das especulações com relação ao aumento do preço do minério de ferro para esse ano.

Ao contrário de produtos como a soja, o milho e o petróleo, que têm os preços definidos em Bolsa, o minério de ferro tem o seu preço definido em contratos feitos pelo comprador e pelo vendedor, por isso, há essa expectativa de que o preço do minério sofra uma apreciação. Até o final do ano passado, acreditava-se que o aumento seria de aproximadamente 15% a 20%, no entanto, no começo desse ano, passou-se a acreditar que esse aumento poderia chegar a 50% e, com isso, as ações da Vale passaram a ter uma constante valorização.

Mudando um pouco de assunto, acho interessante tentarmos entender o porquê do mercado estar sofrendo essa desvalorização no começo do ano. Dentre as diversas explicações dos analistas, a que eu acredito ser uma das mais corretas é que o mercado está com “medo” de que os governos retirem os incentivos criados para evitar que a crise fosse maior.

Entendo melhor: com o início da crise em 2008, para evitar que as economias mundiais sofressem tanto, os governos criaram diversos modos de incentivarem a economia como os que foram vistos aqui no Brasil: redução da taxa de juros; redução do IPI na compra de automóveis e de produtos da linha branca.

Entretanto, com a boa recuperação que nós tivemos no ano passado, os Bancos Centrais dão indícios de que irão retirar esses incentivos. Com isso, o mercado fica apreensivo de que possa haver uma retração do mercado, reduzindo, por exemplo, o consumo. Dessa forma, o mercado como um todo fica apreensivo e as ações sofrem essas quedas.
Por último, para essa próxima semana, temos dados bastante importantes para ficarmos atentos, com relação à inflação, será divulgado o IPCA-15 de janeiro que, provavelmente, deve apresentar um aumento da inflação. Outro dado que devemos destacar é a divulgação do Banco Central das notas para a imprensa do Setor Externo e a de Política Monetária e Operações de Crédito, de dezembro.

Um comentário:

Hugo Leonardo disse...

Esse post veio bem na hora em que eu estou tentando decidir se compro seguro médico para o intercâmbio agora ou no final do mês, já que o dólar aumentou um pouco o preço com esse movimento.

Pedro, eu estava pensando aqui.. o que você acha de falar sobre como conseguir boas informações sobre os mercados, sem estar trabalhando no mercado financeiro? Acho que essa é uma das mais importantes dificuldades das pessoas (especialmente das que estão aprendendo a investir).

Além disso, o que você acha de fazer uns posts sobre os mercados de outros países ou setores no mundo?
Não sei se entra diretamente na linha do blog, já que seriam análises um pouco específicas, mas se for mostrado como elas foram feitas, serviriam para ensinar a investir, além de passar informações importantes sobre o momento atual.
Nesse caso, seria interessante ver algo não apenas sobre a Crise por exemplo, mas tentar entender o processo de recuperação econômica de certos países ou regiões do mundo, como o do Japão e/ou dos tigres asiáticos. Mas esse é só um exemplo.

Abraços e parabéns pelo blog!!