Essa semana começou um tanto quanto conturbada, ontem tivemos um dia de pregão relativamente normal. No entanto, após o fechamento do pregão o mercado teve uma notificação, que podemos dizer, não foi tão boa assim. O governo, após algumas ameaças, passou a taxar o capital estrangeiro que entra no Brasil, a taxação é de 2% de todo o capital estrangeiro que entrar no Brasil para ser aplicado na Bolsa de Valores.
Com isso, o que já era esperado aconteceu, diversas ações passaram por fortes quedas e o índice Bovespa fechou com queda de 2,88%. Essa queda ocorreu principalmente em razão da saída dos investidores estrangeiros do mercado brasileiro.
Esses investidores saem do mercado brasileiro pois o que acontece é muito mais crítico do que apenas a "criação" do IOF. O que ocorre é que com a criação de uma taxa para a entrada de capital estrangeiro no Brasil, torna-se muito mais possível que o governo também crie uma taxa por exemplo na hora em que o capital estrangeiro for sair do país.
Além da possibilidade da criação de outros impostos, outro fator que favorece com que o mercado fique com medo de investir no Brasil é o jeito com que o governo implantou essa taxação. Mesmo dando alguns sinais de que o capital estrangeiro seria taxado de alguma forma, o governo foi pouco correto em comunicar apenas com um dia de antecedência a criação dessa taxa de 2%.
Para piorar, devemos considerar que os investidores afetados por essa taxa não são apenas aqueles que compraram ações a partir de hoje. Como no mercado de ações as movimentações financeiras (por exemplo o pagamento de ações) ocorre 3 dias úteis (D+3) após a confirmação da ordem de compra ou venda, os investidores estrangeiros que aplicaram dinheiro no Brasil na quinta-feira passada também serão taxados. O que mostra a total falta de respeito do governo com os investidores, que não esperavam esse custo antes de entrarem no mercado brasileiro.
Assim, conseguimos entender o porquê da queda que passamos hoje. Os 2% que serão cobrados dos investidores estrangeiros não é tão absurdo, principalmente se levarmos em consideração o quanto o Ibovespa subiu nesse ano. No entanto, o modo como o governo conduz essas operações faz com que o mercado externo fique apreensivo de investir no Brasil e, dessa forma, penaliza o mercado brasileiro, vendendo suas posições.