segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Razão do Blog - Aprenda a Investir

Em meio a períodos de turbulência econômica como o que estamos passando hoje, quando em um dia diversas ações têm uma apreciação elevada em outro têm uma forte depreciação, as pessoas se sentem inseguras de onde podem investir.

Agravando ainda mais essa insegurança, temos inúmeras opções de investimento como: CDB, fundos de investimento, ações, previdência privada, poupança, títulos do governo entre outras e cada uma dessas opções diferem-se por inúmeros motivos: algumas possuem rentabilidade pré-fixada, outras pós-fixada; em algumas os impostos são decrescentes, em outras são cobrados quando ultrapassa-se um determinado valor.

Assim, podemos dizer que o melhor investimento não é apenas aquele em que você obtém o maior retorno (o que também é muito importante), mas sim o investimento em que você possui um conhecimento elevado do que se está fazendo.

Uma das opções mais seguras de investimento é a compra de títulos do governo (Tesouro Direto), podemos dizer que é um dos investimentos mais seguros da atualidade visto que você está emprestando dinheiro para o Governo Brasileiro e esse é um bom pagador. Somando-se a isso, investir em títulos do tesouro nacional é uma das operações mais fáceis de se fazer atualmente, você consegue comprar/vender títulos pela internet, por um programa próprio do Tesouro Direto.

No entanto, mesmo com uma chance de menos de 0,000001% de perder dinheiro investindo no Tesouro Direto e com a facilidade de investir da sua casa, através da internet, muitas pessoas ainda sentem-se extremamente desconfortáveis em fazer essas operações, muitas vezes por falta de informação.

Esse desconforto aumenta quando as pessoas entram no site do tesouro direto e se deparam com diversas opções de títulos, diversas rentabilidades, diversas formas de pagamento de juros, e com uma nomeclatura um tanto quanto específica.

Por essas e outras razões, foi criado esse blog. O nosso objetivo aqui é desmitificar, primeiramente, como se investe em títulos do governo (Tesouro Direto) e posteriormente as outras formas de investimento, somando-se a isso, fazermos uma discussão sobre temas da economia que afetam essas diversas formas de investimento.